29 de abr. de 2009

¿!Ferramentas!?

A Web 2.0 pode ser útil para desenvolver produtos, elaborar propostas comerciais e saber mais sobre os consumidores. Contudo, há uma ressalva: Como as empresas enxergam a Web 2.0?

De uns anos para cá, as empresas têm percebido a importância de manter um canal de comunicação para clientes, funcionários, fornecedores e parceiros, intuito de manter e aprimorar da empresa. Hoje, a Web 2.0 traz inúmeras ferramentas que podem favorecer esse canal, que são as chamadas redes sociais, como Orkut, blogs, fotologs, Myspace, chats, fóruns, wikis e muitos outros. Todas essas ferramentas têm a sua importância, no entanto, antes de escolhê-las, é necessário saber quais são os objetivos da sua empresa e quais os resultados esperados.

Quando uma empresa propõe criar uma rede social para divulgar lançamentos de produtos, por exemplo, ela tem a consciência de que pessoas do mundo todo poderão tomar conhecimento desse material através desse novo canal. No entanto, se tiverem reclamações a respeito do produto, o usuário poderá registrar nessa mesma rede a sua insatisfação. Significa dizer com isso que a existência de redes sociais no ambiente corporativo, ao mesmo tempo em que abre espaço para a interatividade com os consumidores, quando mal elaborada, pode prejudicar da empresa.

Já ficou comprovado que uma comunicação incorreta gera impactos significativos para e, consequentemente, para os negócios. Além disso, a interação entre os internautas exerce grande influência e tem poder crescente na decisão da compra. Com base nisso, vale ressaltar que a publicidade veiculada nesse meio da Web 2.0 talvez esteja se tornando algo disseminado entre as empresas, mas que deve ser consolidado cautelosamente. Vale a pena conhecer as ferramentas e usá-las a seu favor.



Wagner Matheus é diretor geral da TRD Marketing Solutions, empresa brasileira especializada em Marketing Direto.






1. Ouça e entenda. Os consumidores interagem na web através de tecnologias sociais como blogs, YouTube, Orkut, Facebook e fórum de consumidores. Sintoniza com ideias valiosas com as necessidades e desejos dos consumidores. Del Monte, por exemplo, usa uma comunidade privada para entender os desejos dos donos de animais de estimação.
 
2. Fale. Blogs executivos como o FastLane da GM são um caminho rápido e direto para falar e conversar com a base de consumidores. Mas os negócios devem estar propensos a abandonar o controle de mensagem de métodos antigos. Postagens de blogs não são assinadas pelo setor de relações públicas. Se sim, elas serão percebidas como falsas. Outra forma de alcançar a audiência é criando podcasts como a IBM. Aumente o impacto de podcasts incluindo textos para garantir que sejam encontrados por mecanismos de buscas e encorajando a assinatura de RSS.
 
3. Energize, apoio e embarque. Use tecnologias sociais para unir seus mais entusiásticos consumidores, dar força ao seu poder de boca-a-boca e transformá-los em embaixadores da marca, como a Fiskar Brands fez com a sua comunidade “Fiskateers” ou a Nike com a Nike+. Ferramentas como fóruns e wikis ajudam consumidores a apoiarem uns aos outros e pode poupar custos para companhias que mantém fóruns, como Intuit. Os consumidores podem também ser integrados nos negócios. A IdeaStorm da Dell é um poderoso exemplo de como as sugestões dos consumidores podem ajudar a melhorar produtos.
 
4. Persiga e gerencie a marca. Quando consumidores dividem informações através de tecnologias sociais, eles podem ter um real impacto na sua marca. Use o Technorati (Technorati.com) para saber quem está blogando sobre você, onde e o quê está sendo dito. 
 
5. Ganhe a dianteira com informação atualizada. Assine fontes RSS para entregar informação atualizada e valiosa para você. Algumas fontes RSS úteis que você pode assinar:
• Blogs, sites de notícia, etc. que falam de sua companhia ou produto
• Website de concorrentes, novidades e blogs que cobrem competidores
• Buscador de notícias e tendências relacionados ao seu mercado.





Em breve mais posts e atualizações captadas da internet... quentinhas, quentinhas..

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