19 de mai. de 2009

Degustação ...nada como deliciar-se



Delicia por, BOSCH!

Tríptico do Jardim de Earthly Delightsc
1500
Óleo sobre painel, painel central: 220 x 195 cm, asas: 220 x 97 cm
Museo del Prado, Madrid

Esta pintura é uma das mais enigmáticas figuras já feitas, intrigou e cativou audiências desde a sua criação. É um grande tríptico, ainda que nunca foi destinado para uma definição religiosa.
Pode ser lido em vários níveis, desde o literal para o alegórico.
Posição fechada mostra a Terra no terceiro dia da Criação. O silenciado cinza-esverdeado do exterior contrasta vivamente com as cores vibrantes dos três painéis interiores.
Leitura da esquerda para a direita, o interior começa com o paraíso. Como Cristo se prepara para qua. Adão e Eva, ele direciona seu olhar e benção para o telespectador. O Jardim do Eden de Bosch está cheio de reais e fantásticas criaturas, prados verdejantes e pedras antropomórficas. Acima de Cristo é uma fonte de vida. A paisagem e perspectivas regimes de esquerda e central cenas são idênticas. O jardim está cheio de jovens, homens e mulheres de muitas raças. Não há crianças e adultos mais velhos. A falta de um claro ponto focal ou narrativa linear faz com que o painel central seja o mais difícil de compreender. Em contrapartida, a ala direita é o inferno, e ele encontra seus homólogos em outros Bosch imagens. Dividido em três níveis, inclui um maldito inferno, paisagem explodindo em chamas e fumo. Um moinho é alimentado por velas de luz infernal. Um bizarro homem-árvore domina. Sua casca-tronco formas como uma taberna, enquanto jovens, cada uma composto por um humano e um demônio, dança na sua cabeça para uma gaita de fole da melodia. Ele olha furtivamente e não diretamente ao telespectador. O primeiro está cheio de punições para os sete pecados mortais. A mulher vai passar a eternidade a olhar para o seu reflexo espelhado na traseira de um diabo, cuja mão-como raízes acariciar o corpo dela. Os caçadores são agora caçados, tal como indicado pelo coelho com a sua pedreira, neste mundo de cabeça para baixo.

Fantástico!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário