Qual o sentido de praticar Yoga? Para que colocar o corpo em posições diferentes, em sentar-se com as costas retas e a respiração consciente, em deitar-se descontraidamente ou em focar a atenção num único ponto?
O sentido está em perceber a própria existência. Em existir como um ser consciente da sua integridade para que possa viver bem.
O sentido também está em desligar o piloto automático e olhar para as próprias ações, para o que está vendo na vida e o que gostaria de ver lá na frente, daqui há muito tempo. É saber que as ações geram reações e que o presente inspira cuidado.
Praticar Yoga é perceber que:
- Trabalhar a respiração é potencializar uma das funções mais importantes do corpo, já que é através dela que o oxigênio entra para nutrir as células e que os estados emocionais são controlados.
- O corpo permite a percepção do mundo. Para estar bem, o corpo precisa de movimentos adequados, os músculos e articulações precisam ser estimulados, e, da mesma forma, os órgãos exigem cuidados.
- E a mente? Milhares de pensamentos são gerados todos os dias. O pensamento tem o poder de criar e atrair. Mas se a mente não tem a capacidade de manter o foco, o pensamento é disperso, perde seu poder.
- Também existem as emoções… geradas pela mente, manifestadas muitas vezes pelo corpo, são a chave para viver com saúde física, manter relacionamentos harmoniosos e paz interior.
O di-a-dia exigente pede momentos de interiorização, de estar prazerosamente com você mesmo. Pede poder soltar, descontrair, recarregar, revitalizar.
E em meio a tudo isso, se descobre mais energia e vontade de viver a vida. Viver a vida. Se faz a opção de estar bem e cada vez melhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário